O VOO

Voamos de PLUNA, única companhia áerea que fazia voo direto Rio x Montevidéu x Rio no fim de outubro, início de novembro de 2011. Chegamos até a cogitar a compra do “voo” para Punta, mas descobrimos que, na verdade, quando chegássemos em Montevídeu o percurso seria de ônibus. Portanto, confira antes de comprar sua passagem para não ser surpreendido. Soube que no verão, época da altíssima temporada, voos fretados são feitos para Punta. Nós preferimos alugar um carro em Montevidéu e seguir viagem. Foi a melhor coisa que fizemos, pois não dá para curtir Punta sem carro. Aliás, alugar carro é a melhor opção para circular no país.

O voo dura cerca de 2h30 minutos, não há serviço gratuito de alimentação, mas há opções de lanches pagos e são ok. Comi um sanduba na ida e na volta e estavam gostosos. Há também um free shop oferecido pelos comissários de bordo.

 

Fique atento à bagagem: apenas 20 kilos por passageiro. Cada kilo extra custa USD 10, 00. Na ida, passamos com 3 kilos a mais, mas na volta não teve colher de chá. Tivemos que desembolsar USD 30,00 pelo excesso. Fiquei até feliz por não ter comprado quase nada durante a estada por lá.

Outra dica, faça seu check in online com até 60 horas de antecedência do voo e marque seus assentos. Agiliza bastante o processo na hora de despachar as malas.
Por fim, Boa Viagem!  🙂
Update: Todos os voos da Pluna foram suspensos no dia 5 de julho de 2012, por determinação do governo do Uruguai, ao assumir a empresa num momento de forte crise financeira

TRANSPORTE

Sem dúvida carro é a melhor opção para se locomover no Uruguai, principalmente se você viaja em grupo e pode dividir as diárias. Optamos por alugar um para todo o período, o que facilitou  a ida e a volta para Punta, os dias em Montevidéu e o passeio em Colonia.
A estrada, tanto de Montevidéu para Punta, quanto de Montevidéu para Colonia, é absolutamente perfeita.
Pista dupla com asfalto liso, sem buracos, com acostamento, sinalização boa, mas também monótona. É dirigir, dirigir e dirigir. Não espere belas paisagens. São 2 pedágios, tanto na ida quanto na volta, para ambos os destinos (Punta ou Colonia, saindo de Montevidéu), cada 1 custando 50 pesos).
Conseguimos pagar em reais (5 reais) e ainda recebemos troca em real ou em pesos.
Em Punta necessariamente você precisa de carro para rodar pela cidade e pelas praias. Se preferir vá de táxi, muitos, inclusive, são Mercedes. Pelo que vimos, no Uruguai,  as corridas  não são tão caras, mas apenas são admitidas 3 pessoas no carro porque há uma barreira de vidro que separa o banco do motorista dos passageiros.
Em Montevidéu, a opção ônibus nos pareceu muito boa, mas como estávamos de carro, não posso fazer uma avaliação detalhada.
Já em Colonia, tudo se concentra no Centro, então o legal é circular a pé observando todo o encanto da cidade.

 

MOEDA

Foram 9 dias no Uruguai e dá para contar nos dedos quando realmente precisei pagar algo em pesos uruguaios. Praticamente todos os restaurantes aceitam real, dólar e peso argentino. Inclusive na própria conta já vem o valor com a conversão para todas as moedas. É só escolher.

Na maioria dos lugares que aceitavam real a cotação era de 1 para 10. Era uma cotação bem próxima do que estava sendo oferecido pelas casas de câmbio.

Apesar do Real ser moeda corrente por lá, não quis ficar sem uns pesos no bolso. Daí achamos melhor trocar um dinheirinho.
Em Punta, trocamos no Cambio Aspen que fica na galeria Apolo, na Avenida Gorlero. 1 real = 10,10 pesos uruguaios.O câmbio em Montevidéu foi um pouco melhor, em torno de 10,50. Trocamos no Centro, na Av. 18 de Julio, perto do Palácio Salvo.
.
Segue abaixo um resumo de onde consegui ou não usar Real:
Lugares que aceitam Real: praticamente todos os restaurantes, pedágio, feirinha, entrada no Museo del Futbol, Bodega Bolza.
Lugares que não aceitam Real: posto de gasolina, supermercado, ticket para estacionamento na rua.
Obs: Não fiz compras em lojas, mas nas que eu perguntei só aceitavam pesos.