O Teatro Colón é o principal teatro lírico do país e um centro internacional de balé, música clássica e ópera. Fiquei muito feliz em ter conseguido de fato conhecer essa maravilha de teatro que fez 100 anos de inauguração em 2008. Em 2010, quando fui a Buenos Aires pela primeira vez, ele ainda estava fechado para obras. Em 2011, cheguei até a entrada, mas meu horário livre não batia com a visita guiada. Em 2012, finalmente consegui!!! 🙂
A única forma de conhecer o interior do teatro é fazendo a visita guiada ou indo a algum espetáculo. As visitas acontecem todos os dias, de segunda a segunda, de 9h às 17h30, e duram cerca de 1 hora. Pagamos 110 pesos argentinos por pessoa. Achei bem salgadinho o preço, mas valeu. A visita começou pontualmente e o guia que pegamos era ótimo, explicava toda a história e curiosidades do teatro. Uma delas e, talvez a mais sórdida, é sobre a morte dos 2 primeiros arquitetos responsáveis pela construção do teatro, ambos aos 44 anos. Um teve um ataque súbido, o outro foi assassinado. O terceiro, por fim, conseguiu concluir a obra sã e salvo. Rsrs.  Tivemos tempo para “sacar” fotos, muitas! A visita começa com essa exposição de roupas usadas nas famosas óperas.

O teatro é todo muito rico e logo no início da visita pudemos admirar a escadaria central que é toda de mármore de Carrara.


O saguão principal, onde acontecem os espetáculos, é lindíssimo e sua acústica é muito famosa.Abriga 3 níveis de camarote para 3 mil pessoas.

No fim da visita, há uma maquete do teatro. Acho que vale muito a pena a visita. Na minha próxima ida a Buenos Aires tentarei ir a algum espetáculo. 🙂
O teatro fica na Liberdad 621