Gramado foi o nosso primeiro destino de férias com o nosso bebê e por tanto inesquecível, principalmente pelos dias maravilhosos que passamos juntos na Serra Gaúcha.

Deu tudo tão certo para nós 3, que nos programamos para um passeio de 10 dias, mas, durante nossa estada, estendemos para 15 dias! A cidade é linda, acolhedora, e nosso Martín (5 meses na época) curtiu tanto que fizemos esse sacrifício de prolongar a viagem! 🙂

Gramado é perfeita para crianças e ainda mais especial durante o Natal Luz. Fomos em Novembro/2017 e voltamos encantados!

Seguem, portanto, meus passeios favoritos para você se inspirar e também se esbaldar em Gramado com seu bebê! ♥♥♥

1 – LAGO NEGRO 

Que lugar é esse? Tranquilamente você pode dizer que está em algum parque na Europa. E foi exatamente essa a sensação que tivemos. Logo depois descobri que as árvores que decoram as margens do lago são importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí, portanto, o nome Lago Negro.

A maior atração do local são os pedalinhos de cisne! Bebês e crianças são permitidos, usando o colete salva-vidas.

Mas o que mais gostamos mesmo foi passear pelo caminho que circula todo o lago! Como sempre as hortênsias estavam presentes dando o seu show. Simplesmente um passeio imperdível para fazer em Gramado com bebê!

Lago Negro com bebês

Lago Negro com bebê

Reserve o Hotel Estalagem St. Hubertus aqui 

Dica: O Hotel Estalagem St. Hubertus fica localizado em frente ao Lago Negro. Nos hospedamos nele por alguns dias e além da excelência do hotel em todos os quesitos, amamos a vista maravilhosa e privilegiada do lago durante o café da manhã e chá da tarde. Hotel único que vale demais a experiência, principalmente pelo cuidado do staff com o nosso baby!

2 – LE JARDIN, PARQUE DE LAVANDA

Certamente, é um dos programas mais encantadores para se curtir em Gramado com bebê! O lugar é um verdadeiro paraíso pela beleza e tranquilidade. Tiramos fotos lindíssimas com nosso baby e ele amou todo o colorido dos jardins.

Dica: A lojinha temática do parque é uma graça!

Le Jardin com bebê

3 – RUA COBERTA

O lugar é pura alegria e está sempre movimentado. Cheios de bons restaurantes, é  um ótimo ponto para almoçar ou jantar (e dar o mamazinho), vendo o vai e vem das pessoas. Durante o Natal Luz, os visitantes são agraciados com shows diários.

 Gramado com bebê

Reserve o Hotel Cercano aqui 

Dica: O Hotel Cercano fica a 100 metro da Rua Coberta e por estar pertinho de todas as atrações do Centro de Gramado é uma ótima opção para quem gosta de ficar no burburinho, mas com sossego (hotel super silencioso). Também nos hospedamos nele e foi ótimo poder passear a pé com o baby pelos pontos turísticos da Avenida Borges de Medeiros a qualquer hora durante nossa estada. Super indico!

4 – PALÁCIO DOS FESTIVAIS

Localizado na frente da Rua Coberta, o Palácio dos Festivais é um ponto turístico bem famoso por sediar o Festival de Cinema de Gramado. Durante o Natal Luz, o Acendimento das Luzes ocorre ali. Então, lógico que garantimos nosso foto com o Kikito, embora meu bebê mereça o Oscar pelo comportamento e alegria na viagem! 🙂

Gramado com bebê

5 – IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO

Belíssima igreja no coração de Gramado. Visite o interior e admire os vitrais que contam passagens da vida de São Pedro Apóstolo ao lado de Cristo. Já no amplo pátio da igreja, os jardins super bem cuidados e as estátuas dos 12 Apóstolos com as fontes são os destaques. Durante o Natal Luz, uma foto em família com o presépio é quase que obrigatória!

Gramado com bebê

::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram/@tecontonavolta
::: Curta minha página no 
facebook/tecontonavolta

6 – FONTE DO AMOR ETERNO

Do ladinho da Igreja de São Pedro, uma fonte romântica atrai os casais apaixonados que desejam eternizar o amor com seus cadeados! Já os bebês ficam encantados com o movimento das águas e com o colorido dos cadeados!

7 – AVENIDA BORGES DE MEDEIROS

Avenida principal de Gramado e cheia de atrações (Igreja de São Pedro, Palácio dos Festivais, Rua Coberta..). Amamos demais passear com nosso baby vendo toda a movimentação da rua, que é cheia de lojinhas, restaurantes, cafés e hotéis com arquitetura típica, sem contar a decoração natalina que é um show à parte!

o que fazer em Gramado com bebê

Leia mais no blog:

::: Foz do Iguaçu com bebês: dicas e passeios

::: Island of Adventure com bebê

8 – PARADA DE NATAL

Se estiver em Gramado durante o Natal Luz, leve as crianças para assistir à Parada de Natal que ocorre na Avenida Borges de Medeiros. Em 2017, o evento aconteceu à tarde durante os fins de semana. O cortejo natalino é super animado e atrai os turistas, que disputam um lugarzinho na Avenida para ver de perto os personagens!

9 – LARGO DA BORGES

Um pequeno shopping super bacaninha na Avenida Borges de Medeiros. Fizemos várias paradas ali para um mamazinho ou troca de fraldinha (nos banquinhos mesmo, gente). A decoração de Natal estava lindíssima com direito a um Papai Noel super fofo!

Gramado com bebê

Gramado com bebês

10 – LOJA CRIAMIGOS

Ficamos encantados com essa oficina de urso de pelúcia. A ideia super criativa deixa as crianças radiantes ao “dar vida” ao seu novo amigo, que sai da loja até com certidão de nascimento. Na porta da loja, um urso enorme faz a festa com as crianças!

loja criamigos gramado

11 – LOJAS DE CHOCOLATE

Chocolate, chocolate, chocolate! Gramado tem gosto e cheiro de chocolate! São várias lojas dessa delícia espalhadas por toda a cidade. Entre e ganhe uma provinha! Vou contar que foi difícil me conter para não devorar tudo, já que estava amamentando!

12 – MUNDO DE CHOCOLATE

A visita ao museu de chocolate é super divertida, com mais de 200 esculturas maciças de chocolate, a uma temperatura em torno de 18 C°. Aliás, o cheiro é tentador. Certamente, eu queria um Taj Mahal inteiro só para mim! Mas têm também a Torre Eiffel, as pirâmides do Egito, a muralha da China. No final do tour, uma degustação livre para matar a vontade.

Dica: Na bilheteria, pergunte pelo pacote família com direito a 3 fotos com esculturas exclusivas no final do tour. Valeu a pena e ainda levamos uma recordação.

Mundo de chocolate com bebê

13 – FÁBRICA DE CHOCOLATE PRAWER

Adoramos visitar a fábrica do primeiro chocolate artesanal do Brasil e também o mais gostoso de Gramado, na nossa opinião! A visita guiada é bem interessante, já que percorre por todos os setores de produção do chocolate. Foi legal descobrir que maioria do trabalho é feita manualmente. Deu até para perceber a felicidade no rosto dos funcionários!

Dica 1: Na entrada da fábrica, uma linda casinha do Papai Noel diverte as crianças. Soubemos lá, que a ideia é mantê-la durante todo o ano, apenas mudando a temática.

Dica 2: O Hotel Valle D’Incanto, fica localizado bem pertinho da fábrica da Prawer. Esse hotel foi simplesmente eleito o melhor do Brasil em 2019 pelo Trip Advisor. Maravilhoso, lindo e acolhedor. Tivemos uma excelente hospedagem com direito a vários mimos como bombons na cama e na última noite chá com cookies. Além disso nada nos atrapalhou a distância para o Centro. Em poucos minutos de Uber já estávamos passeando pela Avenida Borges de Medeiros.

Reserve o Hotel Valle D’Incanto aqui

Gramado com bebê

14 – MINI MUNDO

Parque ao ar livre com réplicas fiéis de monumentos de todo o mundo! É de impressionar a riqueza de detalhes nas obras e o tour guiado, cheio de curiosidades, torna ainda mais interessante o passeio. Para crianças maiores, é uma ótima maneira de “apresentar o mundo”!

Dica 1: No final do tour, há um parquinho bem divertido cheio de brinquedos para criançada gastar as energias.

Dica 2: Quem está hospedado no elegante Hotel Ritta Höppner tem acesso gratuito ao parque temático Mini Mundo. Fiquei encantada com esse hotel durante a visita para o chá da tarde. Certamente será minha escolha em uma próxima viagem a Gramado.

Reserve Hotel Ritta Höppner aqui 

Mini Mundo com bebê

Gramado com bebê

15 – CHÁ DA TARDE DO HOTEL RITTA HOPPNER

Creio que tenha sido nossa melhor experiência gastronômica em Gramado. O chá da tarde do requintado Hotel Ritta Höppner me dá água na boca só de lembrar. Tem bebidas quentes, chá gelado da casa, salgadinhos quentinhos, waffle e doces deliciosos (morri com o Apfelstrudel). Tivemos uma tarde maravilhosa em família!

Dica: Hóspedes do hotel podem saborear o chá da tarde gratuitamente todos os dias. Para os não hóspedes, é recomendado ligar para fazer a reserva.

Reserve Hotel Ritta Höppner aqui 

16 – RUA TORTA

É a Lombard Street  (São Francisco/ CA) de Gramado! Uma rua bonitinha bem sinuosa que atrai um monte de turistas. Subi um pouquinho a ladeira, travei o carrinho do baby e conseguimos uma ótima foto!

Rua Torta Gramado

17 – PRAÇA DAS ETNIAS

Nós aqui adoramos uma pracinha, principalmente se for bem cuidada e florida como a Praça das Etnias com suas casas alemã, italiana e portuguesa. E ainda tem feira orgânica, feirinha de artesanato, Casa do Colono, os fornos…

Gramado com bebê

18 – CABINE TELEFÔNICA INGLESA

Gramado é tão bacana que também nos deixa com gostinho de voar para outras cidades do mundo. Vamos para Londres? O baby não está na foto, mas assistiu à mamãe fazer a pose!

cabine telefônica inglesa gramado

19 – HOTÉIS E POUSADAS 

Gramado sempre me remeteu a hotéis acolhedores, bonitinhos, com arquitetura colonial e com café da manhã cheio de coisas deliciosas (muitos oferecem chá da tarde). E eu não estava enganada! Além disso, durante o Natal Luz, os hotéis criam espaços lindos em suas dependências com árvores iluminadas e enfeites natalinos que abrilhantam ainda mais o evento!

Nessa viagem, nos hospedamos em três hotéis diferentes e todos foram especiais para curtir Gramado com o nosso bebê. Indico os 3 de olhos fechados:

Reserve seu hotel em Gramado aqui 

O que fazer em Gramado com bebê

Linda decoração natalina do maravilhoso Hotel Estalagem St. Hubertus!

20 – PÓRTICOS

Gramados dá as boas-vindas aos visitantes já na chegada com seus belos pórticos. O mais bonito para mim e também o mais antigo é o via Nova Petrópolis, que ganha todo ano uma decoração especial durante o Natal Luz. Fizemos uma parada rápida e garantimos nossa foto!

O que fazer em Gramado com bebê

É isso, papais. Com certeza dá para aproveitar demais Gramado com bebê! A cidade tem inúmeras atrações para as crianças pequenas! Ficamos tão apaixonados que pensamos em voltar em breve à cidade!

::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram/@tecontonavolta
::: Curta minha página no facebook/tecontonavolta